terça-feira, 24 de junho de 2008

O Papel Moeda

O Papel Moeda

A China foi o primeiro país a utilizar o papel-moeda, no reinado do imperador Wu-Ti, da dinastia Song no séc. II a.c.
O uso do papel moeda é resultante de um longo processo, aí iniciado, em busca da simplificação do comércio. Os comerciantes precisavam dispor de grandes somas de dinheiro para as suas transações, e o transporte deste dinheiro em moedas metálicas, era difícil, devido ao seu peso, havendo ainda o perigo de assaltos às caravanas.
Assim, os comerciantes chineses começaram a depositar o seu dinheiro em moedas, e a obterem recibos destes depósitos, que eram usados para pagar as suas compras.
“Os grandes mercadores emitiam letras ou vales, denominados “dinheiro voador” em substituição das moedas de cobre e de ferro. A verdadeira nota aparece na China, por volta do século XI, com a emissão duma espécie de nota pagável em dinheiro, entrando assim em circulação o primeiro papel-moeda impresso. Estes bilhetes tinham a duração de dois ou três anos, mas o resgate depressa se alargava e ultrapassava os prazos de emissão, dilatando os meios de circulação e provocando uma inflação. A emissão excessiva provocou vários ciclos de inflação e de colapso monetário.”
Esta invenção só foi possível porque a China já dominava as técnicas de produção do papel embora o couro e o papiro tenham sido também anteriormente utilizados com este fim.
No período Song, surgiu o papel moeda propriamente dito, impresso com técnicas de xilogravura, onde destaca-se uma imagem e o selo do imperador. A emissão de papel moeda, entretanto, não extinguiu a emissão de moedas metálicas de diversos formatos, usando-se metais variados, entre os quais o bronze e a prata.

No Séc. XIV, quando Marco Pólo esteve na China, encontrou o uso disseminado do papel moeda, relatando o fato em seu retorno ao ocidente.
No ocidente, as primeiras notas de banco aceitas sem prazo de duração, destinadas a circular entre o grande público, só apareceram em 1656, em Estocolmo, Suécia.

Sugestões de atividades:
Pesquisa online nos sites:
http://www.minhachina.com/moeda2.htm
http://museudopapelmoeda.blogspot.com/2008/03/china-primeiro-papel-moeda-no-mundo.html

http://www.bcb.gov.br/htms/Seminarios/Museu2003/Gravuras.pdf

Visita ao Palácio do Ingá, para conhecer as oficinas de gravura, conhecendo as técnicas de xilogravura, primeira a ser usada para confecção de papel moeda, bem como as técnicas de gravura em metal.

Visita ao MAC para apreciar trabalhos nestas técnicas supracitadas.

Visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil para aprofundamento das noções adquiridas pela pesquisa, sobre o uso do papel moeda e da importância das Fontes para a História.

Confecção de xilogravuras.

Confecção de texto relatando os passeios e resumindo o aprendizado, concentrando os relatos em duas abordagens:
Histórica
Artística



Postada por Dulce Terra
PTE- IEPIC


domingo, 15 de junho de 2008

Aperfeiçoando o arco e a flecha




"Os seres humanos vêm utilizando o arco-e-flecha desde o início dos tempos, para caçar, guerrear e, nos tempos modernos, como esporte. Foram encontradas pontas de flecha de pedra com mais de 50.000 anos na África, e o arco-e-flecha foi utilizado praticamente por todas as sociedades na Terra. Houve muitas ocasiões nas quais o arco-e-flecha mudou o rumo da história. Poucos esportes Olímpicos podem exibir essa grande herança!"

Pauline Edwards - Engenheira de Software
Imagem Google


Os chineses desenvolveram bestas (arcos montados horizontalmente e operados como uma pistola; lê-se com o "e" aberto, "bésta") e os exércitos e imperadores da China aprenderam a manejar o arco-e-flecha (você pode ver tropas armadas com bestas no exército de terracota de Xi An).





Foi inevitável que o arco como uma arma de guerra deixasse de ser utilizado quando pistolas e rifles se tornaram mais precisos e confiáveis. Em vez de desaparecer, o arco-e-flecha se tornou um esporte popular. Ele estreou nas Olimpíadas de 1900 em Paris, mas ficou de fora da competição por muitos anos, pois não havia um conjunto fixo de regras internacionais. Finalmente, ele retornou em 1972 em Munique e hoje é disputado tanto nas Olimpíadas de Verão (Individual Masculino, Individual Feminino, Equipe Masculina e e Equipe Feminina) como nas Olimpíadas de Inverno (Biatlo).













Mulheres competindo nas Olimpíadas de 1908 com arcos longos.








Olimpíada 1992


Vamos tentar acertar o alvo?

Jogo com arco e flecha
http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/archery/game.htm


Publicar postagem








Olimpíadas e invenções chinesas




Como seriam as Olimpíadas sem as invenções chinesas?



A contribuição da civilização chinesa para o desenvolvimento dos demais povos foi realizada através de suas invenções e descobertas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Foi os chineses que criaram a tipografia (século VIII), o papel (século II a.C.), a bússola (século IV a.C.), a pólvora (ano 850), o papel-moeda (fins do século VIII).
Foram também invenções chinesas o compasso, os mastros múltiplos, as cartas marítimas, o leme. Foi na China que se
fizeram as grandes descobertas para utilização na gricultura. Foi de lá também que no século IV a.C. foi descoberto o uso do carvão de pedra, do petróleo e do gás como combustíveis.
Os sistemas de irrigação por gravidade, os canais navegáveis
e as pontes suspensas de corda e madeira, a primeira ponte de pedra em arco no ano 610 e até hoje intacta são criações da engenharia chinesa.
Dentre as invenções industriais e tecnológicas, todas criadas a.C. pode-se destacar a fundição do bronze, do ferro e do aço, a energia hidráulica, o balão, o pára-quedas.
Também na matemática criou-se o sistema decimal, o zero, a geometria. Na música, os sinos, os tambores, os timbres. Na medicina, a circulação do sangue, a imunologia, a endocrinologia.
Não se pode esquecer a fabulosa porcelana (século III), o jogo
de xadrez (século VI), o álcool (século VII), o fósforo (século IV), o relógio (século VIII). O sorvete, o macarrão, os óculos, a bicicleta, o calendário lunar e solar de uso simultâneo são alguns deles.
Na astronomia, há três mil anos, os chineses já conheciam os eclipses do sol e da lua. Foi na China a criação do primeiro sismógrafo para identificar terremotos.
O π foi calculado por Zu Chongzhi até ao sétimo dígito no século V.
A alquimia é identificada com a química Taoísta, com bases diversas da química atual.
Foram levados a cabo estudos de biologia extensivos e muito pormenorizados, que, ainda hoje são procurados e consultados, como as farmacopeias, género de catálogo de plantas medicinais.
A medicina tradicional e a cirurgia foram, durante muito tempo, avançadas, havendo ainda hoje, muitos adeptos destas práticas médicas. Um exemplo conhecido é o da acupunctura.


Fonte: Internet


As invenções chinesas




Invenção - Ano


Relógio - 2300 a. C.
Macarrão - 2000 a.C.
Relógio de Sol - 1000 a.C.
Cerâmica de alta temperatura - 1600 a.C.
Ferro batido - 1400 a.C.
Sistema decimal - 1400 a.C.
Leque - 770 a.C.
Arado de lâminas de ferro - 600 a.C.
Equitação - 500 a.C.
Bússola - 400 a.C.
Carrinho de mão - 200 a.C.
Besta - 200 a.C.
Pipa - 200 a.C.
Papel (bambu, casca de amoreira, cânhamo e seda) -

200 a.C.
Estribo - 200 d.C.
Sismômetro - 200 d.C.
Impressão - 600 d.C.
Porcelana fina - 600 d.C.
Pólvora - 600 d.C.
Relógio - 700 d C.
Primeiro livro - 800 a.C.
Fogos de artifício - 900 a. C.
Papel-moeda - 1000 d.C.
Impressão - 1200 d.C.
Ábaco - 1300 d.C.
Macarrão - 1300 d.C.
Navio de carga - 1500 d.C.
Sorvete - 1800 d.C.







Após uma leitura atenciosa do texto e tabela de cronologia, visando às necessidades de hoje em utilizar as invenções chinesas nas competições Olímpicas de 2008 em Pequim, se consideramos o eixo das abscissas com as invenções e o eixo das ordenadas os anos das mesmas, teremos um gráfico de função, dependendo das necessidades escolhidas, com uma determinada imagem e de classificação nos intervalos da função entre crescente e constante.


Pipas



EMPINANDO FORMAS GEOMÉTRICAS


Origem das pipas




Voar foi um sonho que ohomem sempre tentou realizar.
O primeiro vôo do homem está registrado na mitologia grega e conta que Ícaro e seu pai, Dédalo, aprisionado no labirinto de Creta pelo rei Minos, tentaram alcançar a liberdade voando. Construíram asas com cera e penas e conseguiram escapar. Apesar das recomendações do pai embevecido pela possibilidade de dominar os ventos, Ícaro negligenciou a prudência e chegou muito perto do Sol, que derreteu a cera das asas e precipitou-o ao mar matando-o.

As pipas surgiram desta tentativa frustrada de voar, quando o homem transferiu para um artefato de varetas, papel, cola e linha sua vontade de planar, de levantar vôo da terra firme.
O primeiro vôo de pipa se deu na China, em torno de 200 anos antes de Cristo.





A pipa no Brasil

Nós brasileiros conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596.
Existem várias normas de segurança que devemos ter para empinar pipa. Acidentes estão sempre relacionados às pessoas que utilizam esta forma de lazer.

Não obstante os brinquedos eletrônicos estarem dominando o mercado, pode-se perceber que as pipas existem por todo o território nacional, apresentando, contudo outros nomes.

Papagaio: em todo o Brasil
Quadrado e Papagaio: interior de São Paulo
Pipa: São Paulo (capital) e Rio de Janeiro
Pandorga: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná
Raia: Norte do Paraná até Curitiba
Cafifa: Niterói -
Curica, Canguia e Pepeta: Região Norte
Arraia, Morcego, Lebreque, Bebeu, Coruja e Tapioca: Região Nordeste
Maranhão: Minas Gerais e interior de São Paulo



O nome da pipa em outros países:

Cometa - Espanha, Uruguai e países de língua castelhana
Papalote - México
Barrilete - Argentina
Papagaio - Portugal
Kite - Inglaterra, Estados Unidos e países de língua inglesa
Tayara - Líbano
Cerfvolant - França e países de língua francesa

Aetos - Grécia
Drachen - Alemanha Wau - Malásia
Aquiloni - Itália e países de língua italiana

Sarkany - Hungria
Takô - Japão Leijani - Finlândia
Shirosshi e Shiem - China Vliegers - Holanda
Drak - Tchecoslováquia (em Tcheco)

Drakar - Suécia
Jarkan - Tchecoslováquia (em Eslavo)

Didak - Bélgica
Volantin - Chile e alguns países de língua castelhana
Wau - Malásia
Sarkany - Hungria
Leijani - Finlândia
Vliegers - Holanda
Drakar - Suécia
Didak - Bélgica
Stell - Em Basco (região de Barcelona - Espanha)
Atok´er - Língua Maya
Tchiang - Nepal
Patang - India , Afeganistão
Vozdouchnei - Zmiei - Rússia
Chiriachirou - Sri Lanka
Caidéu - Vietnam
Wau - Indonésia
Yoah - Coréia


Observe as estruturas abaixo:














































Brincando de construir pipa trabalhamos com matemática, geometria plana e espacial. Utilizando as leis da fisica e realçando com a arte, levaremos mais beleza às formas criadas.
Festivais de Pipas
Imagens Google































E por falar em pipas:


Você já viu ? Você já leu ?






Você conhece Portinari?

Então, como fazer uma pipa?

http://www.jfservice.com.br/infantil/arquivo/oficina/2003/09/03-pipa/
http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/arte/arte04/arte04a.asp
http://www.cteep.com.br/rc/pipas/2005/htm/passatempo/montar.htm
http://www.jangadabrasil.com.br/novembro/ca31100d.htm
http://www.jogos.antigos.nom.br/pipa.asp
http://www.trafor.com.br/labPipa.php

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Carboidratos e outros nutrientes

Ovos e farinha. Isso faz macarrão de tudo que é jeito: espaguete, parafuso, goela de pato, talharim, farfale, penne e outros nomes de origem italiana. Sim, porque embora não tenham inventado o macarrão, os italianos levaram este alimento para todos os países para os quais emigraram.

O macarrão é um alimento de consumo universal, Ele é ótimo para a saúde, pois é rico em carboidratos, que são fonte de energia para o organismo. Por isso, o macarrão é um dos alimentos que fazem parte da base da pirâmide alimentar.
Além de ser rico em nutrientes, o macarrão é um alimento leve e que poder ser preparado de diversas formas e com diversos molhos.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam macarrão não engorda. Os queijos gordurosos, as lingüiças, o presunto e as salsichas que costumamos colocar em cima deles é que engordam. Ninguém diz que comeu “molho com macarrão”, diz-se apenas que comeu “macarronada”, e aí o coitado do macarrão leva a culpa pelos quilinhos a mais!

Uma refeição com espaguete ao molho à bolonhesa, acompanhado com uma salada de folhas e uma fruta é ideal para quem deseja manter a alimentação balanceada. Esta combinação tem todos os nutrientes necessários para uma refeição.

Os chineses fazem um macarrão delicioso, com pouquíssima gordura. O Yaksoba. É um prato completo, pois contém todos os nutrientes necessários: um pouquinho das gorduras (óleo de soja ou gergelim), proteínas (do frango, carne ou camarão), vitaminas e sais minerais diversos (dos legumes e verduras como cenoura, brócolis, e até broto de bambu!) e os carboidratos (da massa).

Mas é preciso cuidado. Como é gostosinho demais, às vezes a gente exagera! E aí sim, macarrão engorda!!!

Você sabe como fazer um yaksoba?

Veja aqui.

A turma 501- EJA do Mabreu fez um yaksoba coletivo. Seria para participar do concurso de culinária da escola, mas como o concurso demorou... Veja as fotos.

No meio do mapa...


O mapa acima tem o seu original, chinês, datado de 1498, e a maior diferença em relação àqueles que a gente costuma ver nos atlas escolares, além das cores e dos traços, é a posição dos países. O meridiano zero está deslocado para a esquerda e a China está mais próxima ao meio do planisfério,
Nos Estdos Unidos também são utilizados planisférios onde este país tem posição centralizada.

Será que isto está relacionado ao ponto de vista daquele que estaria lendo o mapa?
Podemos construir um planisfério colocando também o Brasil no centro do mundo?
Como isto poderia ser feito?


Observe os meridianos no mapa abaixo e experimente...

Mas, voltando ao mapa chinês:

Se ele foi mesmo desenhado em 1498, como os chineses sabiam da existência do Continente Americano se Colombo descobriu a América poucos anos antes?

Onde fica o País do Macarrão?


Observe o planisfério atentamente, e localize-o entre os paralelos 20N e 50N e os meridianos 80E e 140E. Cor Amarelo Escuro

(Clique no mapa e faça um link com o endereço original, onde você poderá ampliar a figura).

Que tal verificar onde se situam os países dos outros povos aos quais se atribui a invenção do macarrão?

Cor do País: Laranja Coordenadas: P 40N e 50N e M 10E e 20E

Cor do País: Rosa Coordenadas: P 30N e 40N e M30E e 40E

Cor do País: Verde Coordenadas: P 30N e 40N e M40E e 50E

Lembrete: Algumas civilizações antigas ocupavam espaços definidos hoje em dia por mais de um país.

Afinal, quem inventou o macarrão?

Enquete realizada pela turma 501 da EJA (Mabreu):

Pergunta

Sim

Não

1

Você gosta de macarrão?

43

4

2

Você sabe quais os ingredientes compõe a massa do macarrão?

17

30

3

Você sabe quais nutrientes existem em um prato de macarrão?

10

37

4

Você sabe qual povo inventou o macarrão?

32*

15

* Em pergunta específica: “Qual povo inventou o macarrão?” 22 pessoas responderam que foram os italianos.

Observe que a maioria das pessoas disse conhecer o povo que inventou o macarrão, e dentre estas, 22 apontaram ser os italianos os inventores dessa iguaria. Que tal descobrir como foi verificada e comprovada a origem desse prato?

Veja em “A Origem Perdida do Macarrão”.

E então?

De que forma os cientistas verificaram a origem do macarrão? Em que eles se basearam para fazer esta afirmativa? Será que a verdade desta afirmativa poderá ser questionada futuramente?

Agora, pense bem:

Por que alguns cientistas ficam escavando buracos?

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Invenções e Tecnologias da China

Os antigos chineses eram cientificamente muito avançados. Inventaram a bússola, a pólvora, o papel e a impressão, as 4 grandes invenções da China Antiga.
O papel foi inventado por um oficial do governo na dinastia Han Oriental, misturando casca de amoreiras e fibra de bambu com água, que drenou e secou em uma espécie de peneira.
Diferentes tipos de papéis foram desenvolvidos para atender a diferentes finalidades. Para a caligrafia, por exemplo, foi desenvolvido um papel a partir da fibra de pinheiro.
A impressão seguiu-se à arte da produção de papel. O mais antigo texto impresso teve origem em 868 DC: uma escritura budista.
Cabe aos chineses também a invenção dos tipos móveis. Os primeiros eram grvados em madeira, e posteriormente em argila - o que mostrou-se inviável devido ao sua fragilidade diante do esforço para impressão.
Já naquele período a impressão facilitou a difusão do conhecimento entre a elite alfabetizada e a aristocracia chinesa.
Os primeiros usos da bússola na China estiveram associados a adivinhações devido as propriedades magneticas do óxido de ferro, o magneto. Há referências de uso da bússola na exploração de lugares desconhecidos através de um livro denominado "Livro do Mestre do Vale do Demônio". O almirante Zheng He aparece oficialmente como o primeiro a utilizar a bússola para orientação pelo mar, em 8 grandes viagens empreendidas pelo governo chinês.

A invenção da pólvora aconteceu no século VIII, na combinação de salitre e enxofre com carvão, utilizada inicialmente para a fabricação de fogos de artifício. Com a invenção de granadas de mão, onde as substâncias eram acondicionadas em bolas ocas de cerâmica, aconteceu a evolução para o seu uso bélico.

Upgrade
Apresentação do projeto que deu origem a este blog: