quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como surgiram os números?

Você já parou pra pensar nisso? Será que os números surgiram da invenção de um matemático? O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu a mais de 30.000 anos.
Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a idéias de números, mas eles tinham a necessidade de contar, assim quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira, para cada animal ou fruto capturado o homemfazia no osso ou no pedaço de madeira um risco. Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois precisavam controlar o seu rebanho.

Passaram então a utilizar pedras, cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar uma pedra era colocada dentro de um saco, ao final do dia para cada animal que entrava no cercado uma pedra era retirada, assim era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo que em latim significa “contas com pedras”.

A Origem Dos Numeros

Check out this SlideShare Presentation:

Sem medo dos números



Especialistas ensinam algumas atitudes simples que ajudam as crianças a gostar de matemática -
por Beatriz Vichessi


Como ajudar crianças a aprender, com prazer e curiosidade, a arte de usar os números? Quando começar? Um dos benefícios práticos de aprender a disciplina é poder aplicá-la no cotidiano ? e não só para fazer contas, como a maioria pensa. ?

Estimule as crianças a gostarem dosnúmeros desde pequenas. Foto: Dreamstime
http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/educacao/medo-numeros-396200.shtml

domingo, 12 de abril de 2009

PHI e o mundo hoje

Check out this SlideShare Presentation:

CEAL/MAC

Check out this SlideShare Presentation:

Galeria Leonardo Da Vince

Check out this SlideShare Presentation:

sábado, 11 de abril de 2009

A medição da doçura

Check out this SlideShare Presentation:
Trabalho de Matemática realizado por alunos do 2º ano do Ensino Médio –CEAL.

A "Saber Mais" (Editora Ática) estimula a aproximação com os muitos caminhos da ciência. O mais recente título da coleção é um convite para conhecer a geometria, parte da matemática que estuda as figuras e os corpos geométricos.
"A medição da doçura" conta a história de Hipotenusa, filha do rei de Euclidéia, Metrônio. Obcecado pela geometria, o soberano só aceita entregar a mão da filha a alguém mais inteligente do que ela.
Para testar as aptidões do futuro príncipe consorte, o rei inventa problemas geométricos, como calcular a superfície do reino ou a quantidade de água disponível na cisterna do castelo. Amoroso, jovem cavaleiro andante que se apaixona pela princesa Hipotenusa, resolve enfrentar com determinação - e inteligência - os desafios propostos pelo rei.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Homens e cérebros

A capacidade criativa é o que caracteriza o ser humano diante das outras espécies.
Mas, o que fez surgir o homem moderno, com um cérebro altamente desenvolvido, capaz de imaginar e construir o que imaginou?
Quais os primeiros passos de nossa história evolutiva? Como eram os seres humanos primitivos?
Veja os vídeos a seguir, eles irão ajudá-lo a formular uma resposta.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Empinando formas geométricas


Agradecimentos à professora Elizabeth-Geometria, professor
Duarte-Matemática e conselheiro da turma 1004 em 2008.
Destaque e agradecimento para a participação do engenheiro de pipas, Ken Yamazato, que na verdade é engenheiro mecânico e, em oficinas educativas, passa conceitos científicos para as crianças. Por meio de papagaios, elas aprendem sobre História, Geografia, Ciências, Geometria, Artes plásticas, Educação Física, meteorologia, reciclagem de materiais e outros temas.