quinta-feira, 30 de julho de 2009

CRIATIVIDADE

O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade?
Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários.
Veja algumas definições, coletadas em livros diversos:
· Capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte;
· A capacidade de produzir coisas novas e valiosas;
· A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras;
· O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa;
· Uma técnica de resolver problemas;
· Uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais.
A criatividade pura é um ato mental, que consiste em última análise da capacidade de combinar sons e imagens de forma subjetivamente nova, independentemente de qualquer conexão lógica com o mundo exterior. Independe do aspectos novidade e originalidade, beleza, utilidade, veracidade etc.
Criações não têm necessariamente que servir para alguma coisa, como solucionar um problema, dar retorno financeiro, serem maravilhosas e belas, nada disso, somente serem criativas.

Criatividade Em Ovos

Check out this SlideShare Presentation:

domingo, 26 de julho de 2009

Pálido Ponto Azul.

Qual a importância do Planeta Terra?

Esta foi (é) a resposta do cientista Carl Sagan:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A escola e o aluno





Afinal, para que serve a escola?
A escola precisa ser escola, e assim se tornar um lugar de desenvolvimento humano, de humanização. A escola deve ser uma referência de esperança.
A violência no ambiente escolar ganhou evidência: falta de limites, agressão, falta de valores humanos, omissão com os estudos, ausência de interesse em saber etc.
A escola tem uma grande importância na vida do aluno, levando-o a desvendar que têm direitos e deveres a exercer.
Quase todos os alunos reclamam porque são obrigados a vir à escola, desconhecendo ou rompendo com o reconhecimento de sua importância.
Nela o aluno tem o tempo de brincar, escrever, desenvolver aptidões e habilidades que um dia servirão para uma futura profissão.
Escola e aluno, são ligados uns ao outro; só existe escola se houver alunos.
Se os alunos são parte do problema, devem ser parte da solução.




UM OLHAR SOBRE A ESCOLA
ARTIGO ANTÔNIO NEVES DE ARAÚJO FILHO
http://pesquisa.dnonline.com.br/document/?view=29334

sábado, 18 de julho de 2009

Um planeta melhor para nossos filhos!



“ Todo mundo ‘ pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que‘ pensarão ‘ em deixar filhos melhores para nosso planeta?”Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta aonde vive...



A CRIANÇA APRENDE COM O CONVÍVIO

A criança que convive com críticas aprende a condenar
A criança que convive com a hostilidade aprende a ser agressiva
A criança que convive com o ridículo aprende a ser tímida
A criança que convive com a vergonha aprende sentir-se culpada
A criança que convive com a tolerância aprende a ser paciente
A criança que convive com estímulos aprende a ter autoconfiança
A criança que convive com elogios aprende a valorizar
A criança que convive com a integridade aprende a ser justa
A criança que convive com a segurança aprende a ter fé e confiança
A criança que convive com aprovação aprende a gostar de si mesma
A criança que convive com a honestidade aprende a verdade
A criança que convive com aceitação e a amizade
Aprende a encontrar o AMOR no mundo.

Dorothy Law Notte
Contribuição : Profª Neuza - Coord. Pedagógica - CEAL


segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Importância do SMO (Otimização para Mídias Sociais)







Sabemos que para um blog ou site ter sucesso, é preciso aumentar o número de visitas, e para conseguir esse aumento é preciso otimizar seu blog ou site para melhor aparecer nos motores de busca.Entretanto, é fundamental que as Redes Sociais não sejam usadas somente para divulgação de seu conteúdo ou produto, é necessário interagir com outros usuários, seguir aqueles que também publicam conteúdo interessante para sua área, pois, além de tudo, com certeza você conhecerá outras ferramentas, novidades e conteúdos que vão agregar mais informação a ser utilizada em suas estratégias.

domingo, 12 de julho de 2009

Matemática no cotidiano

Adoro números! - a matemática e o cotidiano
A matemática está mais perto do cotidiano e já não é a eterna vilã do mundo estudantil
Redação Crescer - http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17585-15134,00.html

Espécie de bicho-papão da vida escolar, a matemática sempre foi uma disciplina temida, que reprovava muito e tinha poucos fãs. Mas as novas formas de ensino, que usam jogos e brincadeiras, trouxeram a matéria mais para perto do mundo real e vêm atraindo as crianças, para surpresa de muitos pais, que nunca gostaram dela. A psicóloga Sandra Magina, doutora em educação matemática e professora da PUC de São Paulo, diz que as mudanças no ensino da disciplina começaram nos anos 80. "Foi quando a matemática passou a ser discutida no cotidiano", afirma Sandra, deixando para trás heranças do ensino tradicional, como a tabuada e a também chamada matemática moderna, que lidava de forma abstrata com conceitos complexos como a teoria dos conjuntos. Vinte anos mais tarde, o ensino da matéria tem hoje quatro características principais. "A primeira é a relação da matemática com situações concretas do mundo real. Outra é a introdução de brincadeiras para facilitar o processo, além de jogos que podem ser manipulados pelos alunos. E ainda o uso do computador, com programas auxiliares cada vez melhores", diz a professora. Tudo com o objetivo de fazer a criança compreender os problemas e selecionar a melhor forma de solucioná-los, sem decorebas.


Sem cobranças

A melhor maneira de os pais ajudarem o filho a se dar bem com a matemática é apontando a presença dela no dia-a-dia. Os números, as figuras geométricas, as relações entre as quantidades estão em toda parte: nas compras do supermercado, nos móveis da casa, nas receitas culinárias. "Atualmente, a matemática que se aprende até a oitava série é muito aplicável ao cotidiano", assegura a professora Sandra Magina. Mas não se deve enfatizar a realização de operações, treinando a criança só para fazer contas. "O importante é entender o conceito, o raciocínio por trás de cada situação", diz Sandra. A professora Elza Akama concorda: "Não se deve cobrar contas das crianças. Para substituir a tabuada, já existem calculadoras. E não queremos ninguém competindo com calculadoras, mas construindo-as."

Jogos Educativos

O Jogo
View more documents from bethbal.

sábado, 11 de julho de 2009

As grandes navegações



O que foram as grandes navegações?


As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna omeçaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada.


Os motivos


O motivo poderoso que fez alguns europeus desafiar o desconhecido, enfrentando medo, foi a necessidade de encontrar um novo caminho para se chegar às regiões produtoras de especiarias, de sedas, de porcelana, de ouro, enfim, da riqueza.


Outros fatores favoreceram a concretização desse objetivo:


• Comerciantes e reis aliados já estavam se organizando para isso com capitais e estruturando o comércio internacional;


• A tecnologia necessária foi obtida com a divulgação de invenções chinesas, como a pólvora (que dava mais segurança para enfrentar o mundo desconhecido), a bússola, e o papel. A invenção da imprensa por Gutenberg popularizou os conhecimentos antes restritos aos conventos. E, finalmente, a construção de caravelas, que impulsionadas pelo vento dispensavam uma quantidade enorme de mão-de-obra para remar o barco como se fazia nas galeras nos mares da antiguidade, e era mais própria para enfrentar as imensas distâncias nos oceanos;


• Histórias como a de Marcopolo e Prestes João aguçavam a imaginação e o espírito de aventura;


• Até a Igreja Católica envolveu-se nessas viagens, interessada em garantir a catequese dos infiéis e pagãos, que substituiriam os fiéis perdidos para as Igrejas Protestantes.


Os pioneiros


Os dois primeiros países que possuíam essas condições favoráveis eram Portugal e Espanha.






A Via-Láctea

Observando o céu noturno, vemos milhares de pontos brilhantes piscando constantemente. Esses pontos, que emitem luz, são as estrelas. Elas são irmãs do Sol e fazem parte da nossa galáxia, a Via- Láctea.



Saiba mais: http://www.observatorio.ufmg.br/pas13.htm
http://www.cosmobrain.com.br/res/estbril.html
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/estrellas/index.shtml