quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Você utilizaria petróleo e bacalhau em uma mesma receita?

Imagem de Richard Alexander Caraballo buscada no Flickr Commons


Quando se fala de petróleo, pensa-se logo em gasolina, e não dá para imaginar o que aquele líquido viscoso teria a ver com o bacalhau. De fato eu não os colocaria numa mesma receita, mesmo que acontecesse um vazamento nas plataformas do Mar do Norte e atingisse os habitats do peixe.

Então qual a razão da pergunta: "você utilizaria petróleo e bacalhau em uma mesma receita"?

Para responder, outras perguntas:


Quais os derivados do petroleo que você conhece além dos combustíveis óbvios: gasolina, óleo diesel e querosene?

Você já ouviu falar de nafta?

Veja aqui* o que é a nafta e tudo o que pode ser feito com ela.


E a receita?

O bacalhau vai no bolinho, frito em óleo de soja – porque no azeite fica muito caro! E o petróleo...

Bom, para extrair o óleo da soja, é preciso um solvente. Esse solvente utilizado no processo de extração é um dos subderivados do petróleo, o hexano. A soja é prensada, o óleo é extraído e fica misturado com o hexano. Depois os dois são separados através de um processo de destilação. Recupera-se o solvente para novas prensagens de grãos e o óleo vai prá latinha. Ou para a garrafinha plástica, que é um dos outros produtos subderivados também...

O óleo de soja que compramos no supermercado, é óbvio, é próprio para o nosso consumo. Mas se você está preocupado com os efeitos colaterais de possíveis resquícios de um subproduto do petróleo no seu bolinho de bacalhau, ou do quanto o uso deste subproduto representa no consumo de combustíveis fósseis e no aquecimento global, pode ficar mais tranqüilo: estudos recentes apontam para outras formas de extração que substituem o hexano por enzimas, tornando este processo potencialmente mais saudável para os consumidores e ecologicamente mais correto para o planeta.

De qualquer forma, acho que deu para perceber que o petróleo anda por lugares insuspeitos da nossa vidinha doméstica... Até mesmo na receita do bolinho de bacalhau!


* Animação de uma das indústrias petroquímicas do país que processa a nafta.


Esta postagem baseia-se em artigo publicado na Revista da Petrobrás Ano V, nº 43; e informações obtidas no site http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/1997/abril/bn.2004-11-25.8268681506/

2 comentários:

Anônimo disse...

Teve algum vazamento de petróleo no mar do norte?

Anônimo disse...

Eu adoro bolinho de bacalhau. Este parece ser uma delícia!