terça-feira, 16 de junho de 2009

Maracanã - 59 anos

O Maracanã faz 59 anos.

Foi projetado para abrigar 150 mil expectadores.

Suas obras começaram em agosto de 1948, e mesmo tendo sido inaugurado em 1950, o término das obras se deu somente em 1965.

Tem formato oval, e o seu eixo maior mede 317 metros contra 279 metros do menor. Possui três níveis para os seus espectadores: o inferior, o superior e o dos camarotes que correspondem a 32 metros de altura, e equivalem a um prédio de seis andares.

Trabalharam na construção do Maraca cerca de mil e quinhentos homens, e, nos últimos meses de trabalho, mais dois mil.

Os números indicam a grandiosidade desta obra.

Em gasto com materiais estes números também foram muito grandes: 500 mil sacos de cimento, que empilhados lado a lado formariam 78 colunas da altura do Corcovado e seriam suficientes para construir edifícios de 10 andares ao longo de 2 quilômetros.

Para a Copa de 2014 deverá passar por reformas para se adequar ao padrão da FIFA, o que diminuirá a sua capacidade para 92 mil expectadores sentados.

Novamente serão gastos sacos e sacos (...e sacos!) de cimento.

E de onde virá este cimento?

Quais os recursos naturais com os quais é produzido? Como se fabrica este produto?

As matérias primas para a produção do cimento são encontradas em diversas partes do planeta, e são, aproximadamente, 93% de calcário, 7% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.

Neste endereço, clicando na aba “Processo Produtivo” você poderá interagir com a animação e conhecer todas as etapas de fabricação do cimento.

Se você estiver curioso em conhecer mais alguns números históricos do Maracanã , veja ao final desta página aqui .

Mas, se a sua curiosidade é ver como ficará esse estádio para a copa de 2014, clique aqui.

Nenhum comentário: