segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vizinhança pré-histórica

Foto de divulgação

Sabe o Sid, aquele personagem desengonçado, que se acha muito esperto, mas vive dando mancadas no filme A Era do Gelo? Podemos dizer que ele mora aqui ao lado.

Embora possa não parecer (o bicho é muito esquisito!), ele foi idealizado a partir de uma criatura que existiu há 11 mil anos, a preguiça gigante, animal que viveu no mesmo período em que tigres dentes de sabre e mastodontes habitavam o planeta, assim como registrado no filme original. Mas, como sugere o terceiro filme da série, os dinossauros não foram contemporâneos destes mamíferos pois já estavam extintos no período em que estes viveram:


A “inverdade” pré-histórica (mundo subterrâneo, mamíferos e dinossauros juntos) baseia-se no conto de Júlio Verne ,“Viagem ao Centro da Terra”.

No Brasil também existiam preguiças gigantes, e fósseis destes animais foram encontrados, a partir de 1969, no município de Itaboraí, próximo a antiga capital do estado do Rio, Niterói.

Com a realização de escavações sistemáticas na região também foram encontrados fósseis de plantas, anfíbios, lagartos e mamíferos: marsupiais, tatus e mastodontes.

No local havia uma mina de calcário, material utilizado para a fabricação de cimento, e após sua desativação, foi implantado o Parque Paleontológico São José de Itaboraí. Ele fica a 30 km de Niterói, e para chegar até lá, deve-se pegar a BR 101, em direção à Região dos Lagos. Depois é preciso entrar à direita após a placa indicativa da entrada do Parque (aquela que tem a figura do tatu e de um morrinho) no trecho Manilha/Duques e pegar a estrada em direção a Cabuçu e mais a frente aquela que vai até São José.


Qual a relação que existe entre fósseis de preguiça gigante e o futebol brasileiro?


Para saber, visite http://cienciahoje.uol.com.br/4246 e veja também a historia do sítio paleontológico e dos achados fósseis .

Para informações mais recentes sobre o parque, visite http://parque.spaceblog.com.br/ .


Nenhum comentário: