terça-feira, 25 de novembro de 2008

Inundações, ratos e natação...

Imagem by Rasbak, buscada na Wikmedia Commons

Novembro de 2008 está sendo farto em águas. Os sistemas de análise meteorológica dizem que, aqui pelo Sudeste - e também pelo centro-oeste – o fenômeno se dá por conta da Zona de Convergência do Atlântico.

O resultado destas chuvas em nossa cidade tem sido o de deslizamentos e/ou inundações constantes. Tudo para: os motoristas estacionam os carros no meio das ruas e nos lugares mais altos. Algumas pessoas se atrevem a passar pelas águas, outras esperam as águas baixarem para voltar para casa ou irem para os locais de trabalho. Isso vai depender da hora em que a chuvarada cai.

É possível, nestas horas de alagamento, ver, meio que se escondendo, ratazanas fugidias. Algumas aparecem nadando.

Ué... rato nada?

Nesse vídeo, o ratinho australiano além de nadar, também surfa:

Mas este não é o caso. Rato surfista é coisa induzida pelo ser humano. Enquanto que a natação, para esse bicho é uma coisa natural, o que o torna um problema para a saúde pública, pois com esta sua capacidade de não se afogar, ele leva adiante a outros territórios a possibilidade de infectar pessoas. Ratos + esgoto + inundação = leptospirose.

Entre outras doenças, o rato é o principal responsável pela transmissão da leptospirose, pois ele aloja em seus rins – sem que isso lhe cause nenhum dano – a bactéria Lepstopira interrrogans, que elimina através da urina. Essa bactéria sobrevive no solo úmido ou na água.

Por isso é que a água e a lama das enchentes devem ser evitadas pelos seres humanos: a bactéria deixada pela urina do rato pode penetrar através da pele e de mucosas como as dos olhos, nariz e boca, pequenos ferimentos ou então através de alimentos contaminados.

Quais os sintomas da leptospirose? Como evitá-la?

Veja a resposta aqui.


8 comentários:

Dulce disse...

Nossa, como está boa esta sua matéria, Ceiça! Super elucidativa!
Acho que vc tem todo jeito para fazer a sua monografia da pós sobre divulgação científica.
Adorei o ratinho surfista...Ele lá e eu aqui...rsss...
Bjinhos;
Duda

Anônimo disse...

eu acho q agente tem q tomar muito cuidado com as enchetes q a chuva traz pois ela traz as doenças também temos cuida das nossa casas com os nosso lixo para não ficar exposto pois tudo isso traz o tal rato pois o rato não e nada facil ele consegue ate sufar

Anônimo disse...

e uma doença trrasmitida belo mijo na agua´ suja manten lixo fechado

Anônimo disse...

RATO É MUTO PERIGOSO ENCHENTES PODEM TRAZER LEPTOSPIROSE. qUEM TEM FERIDA NÃO PODEPISAR NA ÁGUA DE ENCHENTE.

Anônimo disse...

agua´suja lixo enxente ingienei

Anônimo disse...

meu padrasto teve esta doença ele ficou mais de 6 meses internado quase morreu eu vivi esta experiência é horrível e não desejo este mau para ninguém porque é uma doença implacável é uma praga que se não cuidada pode levar até a morte ou a paralisia total do nosso sistema e de qualquer maneira nos levar a morte

Anônimo disse...

nao deve jogar lixo no quintal,dá bicho e causa doença

Anônimo disse...

Eu acho super interessante,mas não conheço
ninguém que teve esta doença...
Mas vejo o quanto é importante se
precaver quando estiver chovendo muito!