sexta-feira, 13 de junho de 2008

Carboidratos e outros nutrientes

Ovos e farinha. Isso faz macarrão de tudo que é jeito: espaguete, parafuso, goela de pato, talharim, farfale, penne e outros nomes de origem italiana. Sim, porque embora não tenham inventado o macarrão, os italianos levaram este alimento para todos os países para os quais emigraram.

O macarrão é um alimento de consumo universal, Ele é ótimo para a saúde, pois é rico em carboidratos, que são fonte de energia para o organismo. Por isso, o macarrão é um dos alimentos que fazem parte da base da pirâmide alimentar.
Além de ser rico em nutrientes, o macarrão é um alimento leve e que poder ser preparado de diversas formas e com diversos molhos.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam macarrão não engorda. Os queijos gordurosos, as lingüiças, o presunto e as salsichas que costumamos colocar em cima deles é que engordam. Ninguém diz que comeu “molho com macarrão”, diz-se apenas que comeu “macarronada”, e aí o coitado do macarrão leva a culpa pelos quilinhos a mais!

Uma refeição com espaguete ao molho à bolonhesa, acompanhado com uma salada de folhas e uma fruta é ideal para quem deseja manter a alimentação balanceada. Esta combinação tem todos os nutrientes necessários para uma refeição.

Os chineses fazem um macarrão delicioso, com pouquíssima gordura. O Yaksoba. É um prato completo, pois contém todos os nutrientes necessários: um pouquinho das gorduras (óleo de soja ou gergelim), proteínas (do frango, carne ou camarão), vitaminas e sais minerais diversos (dos legumes e verduras como cenoura, brócolis, e até broto de bambu!) e os carboidratos (da massa).

Mas é preciso cuidado. Como é gostosinho demais, às vezes a gente exagera! E aí sim, macarrão engorda!!!

Você sabe como fazer um yaksoba?

Veja aqui.

A turma 501- EJA do Mabreu fez um yaksoba coletivo. Seria para participar do concurso de culinária da escola, mas como o concurso demorou... Veja as fotos.

2 comentários:

Dulce disse...

Ceiça,
É interessante acrescentar que qualquer massa, seja macarrão, pão, biscoito ou bolo, é mais saudável se for feita com farinha de trigo integral, mais completa em nutrientes, que são retirados durante o refino do produto.
Realmente não faz parte da nossa dieta tradicional, mas é um bom hábito e pode ser introduzido!
Bjs.

@NIKO@ disse...

Acrescente + ...
deixou muito a desejar