domingo, 15 de junho de 2008

Olimpíadas e invenções chinesas




Como seriam as Olimpíadas sem as invenções chinesas?



A contribuição da civilização chinesa para o desenvolvimento dos demais povos foi realizada através de suas invenções e descobertas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Foi os chineses que criaram a tipografia (século VIII), o papel (século II a.C.), a bússola (século IV a.C.), a pólvora (ano 850), o papel-moeda (fins do século VIII).
Foram também invenções chinesas o compasso, os mastros múltiplos, as cartas marítimas, o leme. Foi na China que se
fizeram as grandes descobertas para utilização na gricultura. Foi de lá também que no século IV a.C. foi descoberto o uso do carvão de pedra, do petróleo e do gás como combustíveis.
Os sistemas de irrigação por gravidade, os canais navegáveis
e as pontes suspensas de corda e madeira, a primeira ponte de pedra em arco no ano 610 e até hoje intacta são criações da engenharia chinesa.
Dentre as invenções industriais e tecnológicas, todas criadas a.C. pode-se destacar a fundição do bronze, do ferro e do aço, a energia hidráulica, o balão, o pára-quedas.
Também na matemática criou-se o sistema decimal, o zero, a geometria. Na música, os sinos, os tambores, os timbres. Na medicina, a circulação do sangue, a imunologia, a endocrinologia.
Não se pode esquecer a fabulosa porcelana (século III), o jogo
de xadrez (século VI), o álcool (século VII), o fósforo (século IV), o relógio (século VIII). O sorvete, o macarrão, os óculos, a bicicleta, o calendário lunar e solar de uso simultâneo são alguns deles.
Na astronomia, há três mil anos, os chineses já conheciam os eclipses do sol e da lua. Foi na China a criação do primeiro sismógrafo para identificar terremotos.
O π foi calculado por Zu Chongzhi até ao sétimo dígito no século V.
A alquimia é identificada com a química Taoísta, com bases diversas da química atual.
Foram levados a cabo estudos de biologia extensivos e muito pormenorizados, que, ainda hoje são procurados e consultados, como as farmacopeias, género de catálogo de plantas medicinais.
A medicina tradicional e a cirurgia foram, durante muito tempo, avançadas, havendo ainda hoje, muitos adeptos destas práticas médicas. Um exemplo conhecido é o da acupunctura.


Fonte: Internet


As invenções chinesas




Invenção - Ano


Relógio - 2300 a. C.
Macarrão - 2000 a.C.
Relógio de Sol - 1000 a.C.
Cerâmica de alta temperatura - 1600 a.C.
Ferro batido - 1400 a.C.
Sistema decimal - 1400 a.C.
Leque - 770 a.C.
Arado de lâminas de ferro - 600 a.C.
Equitação - 500 a.C.
Bússola - 400 a.C.
Carrinho de mão - 200 a.C.
Besta - 200 a.C.
Pipa - 200 a.C.
Papel (bambu, casca de amoreira, cânhamo e seda) -

200 a.C.
Estribo - 200 d.C.
Sismômetro - 200 d.C.
Impressão - 600 d.C.
Porcelana fina - 600 d.C.
Pólvora - 600 d.C.
Relógio - 700 d C.
Primeiro livro - 800 a.C.
Fogos de artifício - 900 a. C.
Papel-moeda - 1000 d.C.
Impressão - 1200 d.C.
Ábaco - 1300 d.C.
Macarrão - 1300 d.C.
Navio de carga - 1500 d.C.
Sorvete - 1800 d.C.







Após uma leitura atenciosa do texto e tabela de cronologia, visando às necessidades de hoje em utilizar as invenções chinesas nas competições Olímpicas de 2008 em Pequim, se consideramos o eixo das abscissas com as invenções e o eixo das ordenadas os anos das mesmas, teremos um gráfico de função, dependendo das necessidades escolhidas, com uma determinada imagem e de classificação nos intervalos da função entre crescente e constante.


Nenhum comentário: