terça-feira, 24 de junho de 2008

O Papel Moeda

O Papel Moeda

A China foi o primeiro país a utilizar o papel-moeda, no reinado do imperador Wu-Ti, da dinastia Song no séc. II a.c.
O uso do papel moeda é resultante de um longo processo, aí iniciado, em busca da simplificação do comércio. Os comerciantes precisavam dispor de grandes somas de dinheiro para as suas transações, e o transporte deste dinheiro em moedas metálicas, era difícil, devido ao seu peso, havendo ainda o perigo de assaltos às caravanas.
Assim, os comerciantes chineses começaram a depositar o seu dinheiro em moedas, e a obterem recibos destes depósitos, que eram usados para pagar as suas compras.
“Os grandes mercadores emitiam letras ou vales, denominados “dinheiro voador” em substituição das moedas de cobre e de ferro. A verdadeira nota aparece na China, por volta do século XI, com a emissão duma espécie de nota pagável em dinheiro, entrando assim em circulação o primeiro papel-moeda impresso. Estes bilhetes tinham a duração de dois ou três anos, mas o resgate depressa se alargava e ultrapassava os prazos de emissão, dilatando os meios de circulação e provocando uma inflação. A emissão excessiva provocou vários ciclos de inflação e de colapso monetário.”
Esta invenção só foi possível porque a China já dominava as técnicas de produção do papel embora o couro e o papiro tenham sido também anteriormente utilizados com este fim.
No período Song, surgiu o papel moeda propriamente dito, impresso com técnicas de xilogravura, onde destaca-se uma imagem e o selo do imperador. A emissão de papel moeda, entretanto, não extinguiu a emissão de moedas metálicas de diversos formatos, usando-se metais variados, entre os quais o bronze e a prata.

No Séc. XIV, quando Marco Pólo esteve na China, encontrou o uso disseminado do papel moeda, relatando o fato em seu retorno ao ocidente.
No ocidente, as primeiras notas de banco aceitas sem prazo de duração, destinadas a circular entre o grande público, só apareceram em 1656, em Estocolmo, Suécia.

Sugestões de atividades:
Pesquisa online nos sites:
http://www.minhachina.com/moeda2.htm
http://museudopapelmoeda.blogspot.com/2008/03/china-primeiro-papel-moeda-no-mundo.html

http://www.bcb.gov.br/htms/Seminarios/Museu2003/Gravuras.pdf

Visita ao Palácio do Ingá, para conhecer as oficinas de gravura, conhecendo as técnicas de xilogravura, primeira a ser usada para confecção de papel moeda, bem como as técnicas de gravura em metal.

Visita ao MAC para apreciar trabalhos nestas técnicas supracitadas.

Visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil para aprofundamento das noções adquiridas pela pesquisa, sobre o uso do papel moeda e da importância das Fontes para a História.

Confecção de xilogravuras.

Confecção de texto relatando os passeios e resumindo o aprendizado, concentrando os relatos em duas abordagens:
Histórica
Artística



Postada por Dulce Terra
PTE- IEPIC


Nenhum comentário: