quarta-feira, 11 de junho de 2008

Invenções e Tecnologias da China

Os antigos chineses eram cientificamente muito avançados. Inventaram a bússola, a pólvora, o papel e a impressão, as 4 grandes invenções da China Antiga.
O papel foi inventado por um oficial do governo na dinastia Han Oriental, misturando casca de amoreiras e fibra de bambu com água, que drenou e secou em uma espécie de peneira.
Diferentes tipos de papéis foram desenvolvidos para atender a diferentes finalidades. Para a caligrafia, por exemplo, foi desenvolvido um papel a partir da fibra de pinheiro.
A impressão seguiu-se à arte da produção de papel. O mais antigo texto impresso teve origem em 868 DC: uma escritura budista.
Cabe aos chineses também a invenção dos tipos móveis. Os primeiros eram grvados em madeira, e posteriormente em argila - o que mostrou-se inviável devido ao sua fragilidade diante do esforço para impressão.
Já naquele período a impressão facilitou a difusão do conhecimento entre a elite alfabetizada e a aristocracia chinesa.
Os primeiros usos da bússola na China estiveram associados a adivinhações devido as propriedades magneticas do óxido de ferro, o magneto. Há referências de uso da bússola na exploração de lugares desconhecidos através de um livro denominado "Livro do Mestre do Vale do Demônio". O almirante Zheng He aparece oficialmente como o primeiro a utilizar a bússola para orientação pelo mar, em 8 grandes viagens empreendidas pelo governo chinês.

A invenção da pólvora aconteceu no século VIII, na combinação de salitre e enxofre com carvão, utilizada inicialmente para a fabricação de fogos de artifício. Com a invenção de granadas de mão, onde as substâncias eram acondicionadas em bolas ocas de cerâmica, aconteceu a evolução para o seu uso bélico.

Upgrade
Apresentação do projeto que deu origem a este blog:


Nenhum comentário: